25/05/2012

The Dark Tower

"The man in black fled across the desert, and the gunslinger followed." E eu com ele. Ao longo de 7 livros, 4125 páginas (não, não fui somar o número de páginas de cada livro! O goodreads dá-me essa informação em segundos!) acompanhei as aventuras e desaventuras de Roland de Gilead, na sua busca insana pela Torre Negra, através de um mundo pós-apocalíptico com parecenças e ligações (sim, ligações mesmo, tipo portas) ao nosso próprio mundo. E adorei! As personagens estão fantásticas, as suas personalidades muito explícitas e demarcadas, tanto que, ao fim de um certo tempo parece que as conhecemos realmente. E temos genuína pena… diria mesmo tristeza, quando morrem. Sim, porque a história não é feliz. O próprio autor afirma que na vida há momentos felizes mas que não há finais felizes e que, assim sendo, qual seria o sentido do livro ter um final feliz? E na minha opinião, este livro teve um final absolutamente B-R-U-T-A-L! Não tinha imaginado tal coisa e fiquei não só boquiaberta como teve a capacidade de me deixar a pensar naquilo. Voltando agora um bocadinho atrás e falando do andamento do livro em si, eu acho que o autor andava em ácidos! Ou então a capacidade de imaginação dele é uma coisa inimaginável. O livro é uma sopa de acontecimentos fantásticos e surreais nos quais o próprio autor entra como parte fundamental do livro, a fazer dele mesmo. E mesmo no meio de tanta alucinação – chega a parecer que o livro está fora do controlo e não vai chegar a lugar algum – posso dizer que adorei! Houve apenas ali uma altura, no final do quarto livro, cerca de 100 páginas (2.42% do total do livro!) que eu achei que foi demasiada viagem na maionese, mesmo para mim, mas que felizmente não chega para estragar o livro nem a sensação que dele se tira. Um grande (enorme!) agradecimento a quem me ofereceu esta saga e me proporcionou 5 meses de boa leitura!

3 comentários:

  1. Fico contente, qualquer dia cravo-tos :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, já vi que estás a treinar a leitura em inglês com o HP. Que tal está a correr?

      Eliminar
  2. acabei o 1º em 3 dias.. parecia que tava a ler em português.. mas os 2 primeiros são muito infantis e sei a história de trás pra frente.. vamos ver como vai indo.

    ResponderEliminar