29/03/2012

The Night Watch Trilogy

Ontem acabei de ler The Night Watch Trilogy (que tem mais um livro em modos de epílogo), e adorei!
Escrita por Sergei Lukyanenko (sim, o sr. é russo), esta série de fantasia urbana com elementos clássicos do género tem como pano de fundo Moscovo, e retrata a eterna batalha entre Light Others e Dark Others (mágicos, feiticeiras, bruxas, lobisomens e vampiros) pelo poder de influenciar a humanidade para o "bem" (altruísmo), ou para o "mal" (egoísmo).
Não é uma leitura muito pesada (nem coisa que se pareça), com questões morais muito intensas, ou com cenas muito gráficas, mas também não é tão ligeiro que se possa dizer que entra no infantil. Muito bem escrito, e sem o tipo de contradições estúpidas que as vezes mata este tipo de livro, Sergei montou muito bem as personagens, e o modo como interagem uns com os outros, tornado-as muito credíveis, e conseguindo mesmo colocar-nos ora favor dos "heróis", ora a favor dos "vilões" (notem-se as aspas), sempre com histórias muito bem estruturadas.
 Outro factor muito curioso do livro é o pano de fundo: Moscovo. O autor vai dando descrições do modo de vida russo, e da forma como eles se estão a adaptar ao fim da URSS (sim, ainda hoje eles andam um bocadinho à nora), o que para mim foi um bónus, visto que é um ambiente que, apesar de tudo, ainda me é bastante desconhecido.
All and all, conseguiu-me agarrar, e adorei todos os momentos dos livros! Para quem gosta deste género, é um must! Não é Tolkien (but then again, ninguém o é), mas diverti-me imenso!
A ler!

2 comentários:

  1. Eu queria saber é onde é que arranjam esses smiles fixes!

    ResponderEliminar
  2. Podia dizer-te, mas depois tinha de te matar!
    ...
    Pensando melhor...Acho que te vou dizer! :P

    ResponderEliminar